segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Amor ou Apego?

A concepção de amor varia muito de pessoa para pessoa. Cada um tem sua concepção, e com todo direito.
Mas com base na minha experiência, afirmo que o verdadeiro amor é aquele que te faz sentir livre, te faz sentir mais feliz, com mais vontade de viver. Lembra do livro 1 Coríntios 13? Essa, para mim é a concepção mais exata do seja o verdadeiro amor. Eu já amei e ainda amo, e nem por isso fiquei "louca" quando me separei, foi doloroso sim, continua a doer até hoje, mas vou procurando forças.
Quando a pessoa amada vai embora é uma dor insuportável, pensamos que não conseguiremos reagir, aí vem a familia e os amigos para nos ajudar.
Mas nessa historia toda, há um problema, é que muita gente coloca o outro como o centro de tudo em sua vida. Tudo gira em torno daquela pessoa, e aí sim, ocorre o que pensamos que seja amor, o que na verdade é apego. Se você vai tomar uma decisão a primeira coisa que vem a sua mente é a pessoa, às vezes ela não tem nada a ver com a decisão a ser tomada, mas o fato de você a ter colocado no centro de sua vida faz com que tudo gire em torno dela e não necessariamente nos dois. Aí é que esquecemos de nós. Falo isso por experiência própria.
Têm-se a concepção de que quando se ama, deve-se esquecer o mundo e pensar somente na pessoa amada. Sim, pensamos constantemente na pessoa amada, mas não ao ponto de esquecer de nós e da familia, por exemplo. O problema é que confundimos amor com apego. Quando nos apegamos a algo ou alguém, colocamos a felicidade do lado de fora e nas mãos dos outros, por isso sentimos necessidade de ter a pessoa sempre por perto. Então, nossa vida dá uma virada total porque não estará mais baseada no ser, e sim no ter; inconsciente e temerosamente, estaremos sempre buscando a aprovação dos outros e não seremos felizes se não tivermos tudo o que desejamos ou se perdermos o que já conseguimos. Ou seja, fechamos as portas de nosso paraíso e abrimos as portas do verdadeiro inferno."

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oláaa....é vc a Ivanilda, né??
    Obrigada por estarme seguindo, que bom que gostou do blog, espero manter o pique e deixar sempre melhor. Seus textos também são ótimos, parabéns!
    Bjoo, fique com papai do céu!

    ResponderExcluir
  3. Cadê o meu comentário que estava ali?????????? Isso é censura à liberdade de expressão. Tô de mal, não comento mais nada!

    ResponderExcluir